segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DESCRIÇÃO DO CRÍQUETE

E considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural da Inglaterra medieval chamado stoolball. Foi adotado pela nobreza no século XVII. Sofreu muitas transformações ao longo dos anos até se tornar um esporte bastante adimirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão. Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20,108 metros de comprimentos, no centro do relvado, onde a bola (de madeira e borracha) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas wicket), defendido pelo rebatedor. Os outros jogadores dos dois times tomam posições de ataque ou defesa, de acordo com a posse da bola dos arremessadores, e agem com o mesmo objetivo destes: atacar ou defender o wicket. A contagem de pontos varia de acordo com o tipo de jogadas empregadas.
Leia mais no wikipedia

O críquete é jogado num campo com cerca de 20 metros de comprimento e três de largura e em cada ponta há uma espécie de baliza com três postes. Um jogador atira a bola para tentar acertar na baliza mais afastada. Se o conseguir, o batedor, que com um taco tenta afastar a bola dos restantes jogadores de campo, é dispensado. Uma boa jogada acontece quando o batedor, depois de afastar a bola, consegue trocar de posição com o seu companheiro que está na ponta contrária.Cada jogo divide-se em innings e um jogo de um dia consiste em um innings. Cada equipa tem uma volta a bater a bola e o innings só termina quando dez batedores são dispensados. Contudo, há jogos internacionais que podem durar cinco ou seis dias. O objectivo é fazer mais runs do que a equipa adversária.




É o críquete, esporte que nada tem a ver com gols, traves e chuteiras. Bastante popular durante o verão britânico, o jogo encontro, há mais de dez anos, uma seleta trupe de adeptos na capital do Brasil. No lugar de atacantes, arremessadores. Em vez de goleiros, rebatedores. Para completar, um vocabulário especial, todo em inglês: gols, traves e chuteiras dão espaço a runs (pontos), wickets e tacos de madeira.

2 comentários:

Allan Rocha disse...

allan 1I que esporte é esse é formação de guerra
mas é legal interesante muito bom

tiago louback disse...

E sim , mas que bom você gostou

valeu rapaz!!!!!!